É difícil atender bem ?

Falar de atendimento nas empresas já seria tema para muitos post’s, e o atendimento no setor público? Para este, é necessário muitos e muitos blogs, jornais, artigos, monografias, dissertações, teses … É impressionante como os brasileiros são mal atendidos quando necessitam dos serviços públicos.

E esse processo não respeita as esferas de governo. O povo é mal atendido quando vai requerer os benefícios do INSS, no atendimento nas prefeituras, nas filas para marcar exames pelo SUS ou matricular filhos na rede de ensino fundamental pública. Mas por que eu estou tão chateado com o atendimento no setor público ? Como bom brasileiro, estou chateado porque mexeram comigo (lógico! Afinal, dificilmente ficamos inquietos quando esse destrato do governo é com outros cidadãos).

Fiquei dois dias ligando para o Detran-BA para saber quando chegaria minha habilitação e foram dois dias com o telefone ocupado ou não sendo atendido. Foi quando resolvi ir ao Detran e chegando lá, para meu espanto, o telefone estava simplesmente fora do gancho. Não me aguentei e tive que perguntar o motivo para aquele absurdo. A atendente então disse que não tinha como atender ao mesmo tempo o telefone e as pessoas que estavam no balcão e por isso, deixavam o telefone fora do gancho. E para minha surpresa não havia ninguém, além de mim, para ser atendido.

Mas qual o motivo para isso? Pode ser pelo uso inadequado da burocracia. Sim, a burocracia é necessária, não a “burrocracia” mas sim a teoria de Max Weber, que buscava formalizar as organizações com uma hierarquia bem definida, em suas funções e autoridades. Mas infelizmente, ela é usada para atrapalhar os procedimentos no serviço público (e também em muitas organizações privadas).

Um grande amigo e professor, Ms. Carlos Fernando Leite, desenvolveu sua dissertação sobre o comprometimento no setor público e chegou a conclusão de que os funcionários públicos mais motivados (ou seria menos desmotivados?) são aqueles que tem contrato e não os que são concursados. Bom, isso é até razoável, afinal, o concursado para ser demitido tem a seu favor processos administrativos “burrocratizados” que demoram anos para provar que ele realmente não estava fazendo o seu dever. Eu sempre tive comigo que o setor público deveria se espelhar na eficiência de algumas empresas de capital misto, como a Petrobrás e BB, que seus colaboradores (esse são tratados mais próximo do conceito) têm seus desempenhos avaliados e recursos para desenvolvê-los com eficiência, sem perder a estabilidade dos empregos.

Mas para não dizerem que não falei das flores. Os funcionários públicos também são jogados nos seus cargos, sem a capacitação necessária para as atividades (com raras excessões), sem recursos e ainda são obrigados a terem superiores que caíram de para-quedas por indicações políticas.

Com certeza é um problema que necessita de décadas para resolvermos. Mas acredito que será um grande passo se um concurceiro, quando questionado sobre o motivo de prestar concurso, antes de falar em estabilidade, dizer que quer ser a diferença e trabalhar para melhoria no setor que vai ocupar.

Ah! o que eu fiz sobre o Detran-BA, abri um chamado na Ouvidoria Geral do Estado por meio da Câmara de Vereadores, e pedi como solução para cortarem a linha do setor, pelo menos, economiza o dinheiro público, ou será que assim sobrará mais dinheiro para desvio ??? bom, já nem sei se foi o melhor a fazer !

3 respostas em “É difícil atender bem ?

  1. Depois do caso do telefone eu já não duvido de mais nada viu… rs
    Mas acho que as coisas seriam mais diferentes também se todo mundo resolvesse pelo menos tentar tomar alguma atitude, como você fez. A gente geralmente só reclama e sai xingando tudo, como se isso fosse mudar alguma coisa…

  2. O certo é levar adiante mesmo… e se precisar de ajuda é só falar…
    Qualquer coisa planejamos uma ação em massa e executamos todo mundo do detran!! kkkkkkkkkkkkk
    Abraço

Deixe um comentário

