Pode-se ensinar empreendedorismo?

Uma pergunta que sempre esquenta as discussões é se é possível ensinar alguém à ser empreendedor. Uma corrente defende que a pessoa já nasce empreendedora e assim, pode somente aperfeiçoar esse dom.

Um outro pensamento é que empreendedorismo é na verdade um comportamento, sendo possível o seu ensinamento, desenvolvimento e até redução dependendo do reforço que o indivíduo tenha.

Será que não são as duas coisas? será que a pessoa não pode nascer com o espírito empreendedor ou desenvolver esse comportamento mediante o ambiente que ela esteja inserida!? ou quem sabe um pouco dos dois. É nítido que algumas pessoas desde muito novas demonstram ser especiais, têm em seu íntimo uma inquietação por descobrir coisas novas e vêem oportunidades em tudo o que olhma (e as vezes nem olham, só imaginam).

Mas ser empreendedor é só ter visão e coragem!? Essa é a chave da questão. Comumente confundimos pessoas visionárias com empreendedores. O empreendedor tem uma série de habilidades que fazem com que seus negócios não sejam somente boas idéias, e sim empreendimentos de sucesso.

Entre habilidades estão organização, planejamento, foco, compromisso, responsabilidade e capacidade de ver oportunidades onde geralmente as pessoas só vêem problemas. E o que eu acredito ser o principal para um empreendedor é ter a sensibilidade de identificar seus pontos fracos e tentar corrigí-los, seja nele próprio ou buscando parceiros que possam suprir suas deficiências.

Podemos então dizer que existem pessoas com determinadas habilidades que, trabalhadas podem fazer com que se tornem empreendedores e isso será condicionado a partir dos reforços que esse indivíduo tiver em sua formação.

Existem também dois tipos de empreendedores, os empreendedores por oportunidade e por necessidade. O Brasil, infelizmente, está repleto de empreendedores por necessidade. Esse é o caso da pessoa que está sem emprego ou então chateado com a empresa e decide sair para tentar um negócio própria, mas só pelo fato de não ficar parado. Esse tipo de empreendedor agrega pouca inovação em suas empresas e engrossam a estatística de cerca de 80% de empresas que fecham nos 2 primeiros anos.

Já o empreendedor por oportunidade tem uma visão mais apurada e observa o mercado buscando oportunidades para desenvolver seu trabalho. Esse indivíduo geralmente é motivado pelo desafio, o sucesso financeiro também o estimula, mas fazer o novo ou melhor é o que faz o seu dia-a-dia.

Nesse caso, as instituições de ensino têm papel fundamental no processo de formação dos empreendedores, não só as faculdades, mas também a educação básica. Se nossas crianças forem estimuladas desde o início, quem sabe não teremos um país de empreendedores no futuro?

Mas o que vocês acham? empreendedores já nascem de berço ou são moldados pelos estímulos que recebem!?

Anúncios

6 respostas em “Pode-se ensinar empreendedorismo?

  1. acredito num misto…. existem pessoas que ja nascem com essas caracteristica e outras que conseguem densenvolver ao longo da vida…. só peço a esses empreendedores “natos” ou nao, que se eles não tiverem conhecimento tecnico que procurem e contratem um administrador ou uma empresa de consultoria, para que ele possa entrar no negocio com os riscos minimizados… “administrar e para administrador” abraço….

  2. Concordo com o colega. Administrar é para administradores, fazemos um plano de negócios, calculamos os riscos e estudamos a viabilidade do negócio. Vivemos em um país empreendedor, com alto índice de empresas que não passam dos 4 anos. Achei no site do Sebrae: 78% dos empreendimentos abertos no período de 2003 a 2005 permaneceram no mercado. O resultado é considerado extremamente positivo, quando comparado com o obtido em pesquisa anterior, em que esse índice foi de 50,6%, para empresas abertas entre 2000 e 2002

  3. Oi Lúcioooo, até que enfim apareci por aqui né…rs
    E vim só para uma coisa: te dar apoio moral para ver se vc toma fôlego para escrever.
    Estou na cobrança também
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s